Explore São Thomé das Letras, a misteriosa cidade mineira na Serra da Mantiqueira. Descubra suas cachoeiras, mirantes e a energia telúrica que fascina místicos e curiosos.
São Thomé das Letras, ou “São Thomé dos Quartzos”, é uma cidade encantadora localizada na Serra da Mantiqueira. Com suas construções em quartzito e natureza exuberante, o destino é perfeito para quem busca conexão com a energia da Terra e paisagens inesquecíveis.
A Terra dos Quartzos e do Misticismo
São Thomé dos Quartzos, oficialmente São Thomé das Letras, está situada a 1.444 metros de altitude na Serra da Mantiqueira, Minas Gerais. Famosa por seu chão e suas casas feitas de quartzito – conhecido como “pedra de São Thomé” –, a cidade é um destino único, onde história, misticismo e natureza se encontram.
A origem do nome remonta à história de um escravo apaixonado e às inscrições rupestres encontradas na gruta local, onde ficava a estátua de São Tomé. Mas, para muitos, “São Thomé dos Quartzos” faz jus ao charme da cidade, construída sobre um rico depósito mineral.
História e Impacto Ambiental
Assim como diversas cidades mineiras, São Thomé foi intensamente explorada durante o período dos bandeirantes. A extração da pedra de São Thomé foi, por anos, a principal atividade econômica local. Embora tenha gerado empregos, essa prática também trouxe sérios impactos ambientais. Hoje, moradores e turistas trabalham juntos para promover uma economia mais sustentável, priorizando o turismo consciente.
O Que Fazer em São Thomé das Letras
São Thomé é um destino que combina energia mística e atrações naturais deslumbrantes.
De cachoeiras a mirantes, há muito o que explorar:
Ladeira do Amendoim:
A cidade também é um ponto energético da Terra, pelas presenças de tais quartzos o local exala uma energia telúrica, que atraí místicos, pesquisadores científicos e curiosos. Um dos pontos em que essa energia pode ser observada é na Ladeira do Amendoim.
A Ladeira fica na estrade de Três Corações para São Thomé, antes de chegar na cidade. Lá é possível observar carros sendo atraído para cima da ladeira, desafiando a gravidade. Guias explicam que é devido o magnetismo do local.
Cachoeiras:
Ainda antes de chegar à cidade, outro ponto que vale a pena visitar é a Cachoeira das Fadas.
São Thomé é uma cidade pequena, e tudo pode ser feito a pé. Na praça central ficam a Igreja Matriz e a Gruta. Subindo a rua o mais incrível: a Pedreira ou Parque Municipal Antônio Rosa.
À caminho de Sobradinho, ao lado esquerdo está a cachoeiras da Lua. Virando no Bar do Johnny estão as cachoeiras Eubióse, Flário, Véu da Noiva entre outras. Em Sobradinho estão os lugares que eu mais gostei. Gruta e cachoeira do Sobradinho, Gruta do Labirinto, Gruta da Bruxa e o Pico do Gavião, todas as grutas precisam do acompanhamento de um guia.
Parque Municipal Antônio Rosa:
Na Pedreira ficam a Pirâmide, a Pedra da Bruxa e o Mirante, ambos com uma panorâmica impressionante para toda a Serra da Mantiqueira, além de nascer e pôr-do-sol de tirar o fôlego.
Casa da Pirâmide, da Pedra da Bruxa e do Mirante, o parque oferece vistas panorâmicas da Serra da Mantiqueira e um pôr-do-sol inesquecível.
Grutas e Picos:
A Gruta do Sobradinho e do Labirinto são as mais lindas, que eu já visitei! Como o guia é obrigatório, acaba sendo algo um pouco mais caro e para quem busca aventura, mas vale muito a pena. Além disso tem o Pico do Gavião que é perfeito para contemplação.
Energia Telúrica e Sustentabilidade
Com uma atmosfera única proporcionada pelos quartzos locais, São Thomé dos Quartzos é um ponto energético da Terra. A cidade atrai místicos, cientistas e curiosos interessados em experimentar a energia telúrica que emana do solo. Essa combinação de magnetismo natural, cultura e sustentabilidade torna São Thomé um destino incomparável.
Conclusão
São Thomé das Letras e uma cidade para quem gosta de natureza, trilhas e ao mesmo tempo relaxar. Com muita história, uma vista incrível dos vales e montanhas e um céu de fogo é uma das cidades preferidas dos amantes da natureza e hippies.
O pôr-do-sol na pirâmide é um dos mais famosos do Brasil, com música boa e quem sabe uma cachacinha mineira e uma vista espetacular, faz com que o destino mereça uma atenção dos viajantes que passarem por Minas Gerais.
Comments