Como se livrar dos bed bugs, a praga dos viajeiros?

Por Maria Fernanda Romero

Os Bed Bugs ou percevejos, são insetos visitéis a olho nu que vivem principalmente embaixo do colchão e a noite se alimentam do sangue humano. Esse bichinho não causa doenças graves, mas pode causar muita dor de cabeça. Isso porque eles viajam de um lugar para o outro com muita facilidade e pode ser bem difícil se livrar deles.

O percevejo pode estar em todos os tipos de hospedagens, afinal, os bed bugs viajam na sua mala, na sua roupa ou até mesmo em livros, por isso eles chegam nos hotéis cinco estrelas, mas é mais comum em hostel ou albergues com grande rotatividade.

A picada coça bastante e demora até duas semanas para todo o processo alérgico ser finalizado. Isso pode dar uma sensação estranha que o bichinho ainda tá lá. Bem desagradável, né?

O ciclo de vida dos bed bugs por bestwaytogetridofbedbugs.org

Depois de uma semana bem chatinha resolvi escrever esse texto e compartilhar o que aprendi sobre os percevejos. Nesse post eu quero dividir a minha história com os Bed Bugs, dar todas as dicas para que nunca pegar um bichinho desses e, caso o pior tenha acontecido, não se desespere! Também vou ensinar como se livrar dos bed bugs.

Como os Bed Bugs se tornaram o meu pior pesadelo

A primeira vez que encontrei com os Bed Bugs foi em Fez, Marrocos. Parece que o percevejo é muito comum no país, mas por sorte, ele não gosta muito de calor, por isso foi relativamente fácil me livrar dele nessa primeira vez.

O segundo encontro foi em Podgorica, capital do Montenegro. Não é tão comum ter bed bugs na região, mas não tive sorte e acabei os encontrando. Os malditos bichos viajaram comigo e mesmo lavando e secando minha roupa há temperaturas de quase cem graus, eles não morreram.

Foi desesperador. Perdi meu sono e os bed bugs se tornaram, literalmente, o meu pior pesadelo. Algumas roupas minhas não resistiram ao calor da lavagem e perdaram a cor ou encolheram bastante. Sem contar todo tempo que levou para conseguir lavar e secar tudo!

Foi mesmo uma experiência muito desagradável, tudo bem que os perrengues fazem parte da vida de todo viajante, mas eu garanto que você não vai querer passar por essa, então vamos as dicas para evitar pegar bed bugs.

Como evitar os bed bugs?

Se você for um viajante organizado e tiver escolhendo a sua acomodação com calma, leia todos os comentários! É muito difícil se livrar dessa praga, então se o hotel ou hostel já teve percevejo uma vez, provavelmente ainda terá.

Chegando na acomodação nunca coloque sua mala na cama. O ideal é deixar em uma superfice dura. Os bed bugs odeiam cerâmica. Eles preferem ficar em tecidos, carpetes, móveis e principalmente nas camas!

ilha ligada com a terra pela maré baixa e oceano azul
Vista do hostel que voluntariei em Taormina

Cheque tudo! Não importa a hora, antes de dormir olhe o colchão, incluíndo a parte de baixo dele, as costuras do lençol também merecem um olhar cuidadoso. Caso ache algum bicho ou suas fezes, umas casquinhas castanhas , troque de acomodação imediatamente.

Para evitar bed bugs no seu hostel invista na limpeza. A melhor forma que já vi de limpar camas foi em um hostel que voluntariei pela worldpackes na Itália. Eles usavam uma mini máquina aspiradora, também chamada de vaccum. Funciona super bem e acho a forma mais higiênica de limpar lugares como muita ciruclação de pessoas, essa maquinha também limpa muito bem pêlos e cabelos!

Uma boa é colocar capa ou um plástico no colchão, protegendo e facilitando a limpeza. Outra dica é usar lençol branco para que qualquer sinal seja do insento ser mais visível. Essas medidas de higiene são importantes.

Como matar os percevejos?

Se você acordou com mordinhas achatadas vermelhas que formam uma espécie de caminho no seu braços, pernas ou costas, respire fundo! É muito provável que sejam picadas de bed bugs.

pele machucada com picadas de bed bugs. Picadas achatadas e vermelhas
Picadas de bed bugs depois de três dias

Fale imediatamente com os responsáveis e peça rembolso. O ideia é sair do lugar para evitar contaminar as suas coisas. Chegando na nova hospedagem ou em casa, fale com o responsável do local e lave e seque sua roupa na maior temperatura possível antes de entrar no quarto. Isso é muito importante, porque você não quer infestar o alojamento. Depois de seca passe cuidadosamente as roupas. Deixar tudo no sol também pode ajudar bastante.

A mochila também merece uma atenção especial. Colocar em um saco preto e deixar ele amarrado no sol por uns dias é uma forma de limpar a sua mochila de bed bugs. Para reforçar, antes de colocar mala dentro de casa aspire com cuidado as bordas.

Outra forma de matar os percevejos da suas roupas e mochilas e deixando de molho em um balde com água e sal por uns dias.

roupas boiando no mar
No desespero eu joguei minhas roupas no mar

Não é exagero, olhe todas as suas coisas muito bem, os bed bugs podem viajar inclusive dentro dos livros e conseguem ficam até nove meses sem se alimentar e dentro de casa é muito mais difícil de se livrar dos bed bugs já que eles são resistentes aos insecticidas convencionais.

Se você está viajando e já fez todo o procedimento com os seus pertences, fique calmo! A experiência e a alergia que persiste por algumas semanas, podem trazer ansiedade e uma paranoia. Cuide das picadas com as pomadas adequadas e se tranquilize até a alergia passar.

Autor: culturanavegavel

Jornalista de formação, escritora de alma. Comecei um mochilão por curiosidade e encontrei várias formas de viver e aprender. Hoje levo uma vida nômade, viajando por onde meu coração vibra. instagram: @culturanavegavel

Deixe uma resposta