Aiuruoca, a casa do papagaio

O QUE FAZER EM AIUROUCA

Seguindo pela Estrada Real no Estado de Minas Gerais, após o município de Baependi, está localizada a Serra do Papagaio, onde fica Aiuruoca, que em tupi significa casa do papagaio.

As estradas de terra do Parque Estadual da Serra do Papagaio nos reservam um visual deslumbrante, de montanhas infinitas. O clima é de paz e sinal de celular é algo raro. Em um entardecer de outono resolvi seguir as montanhas até o fim, encontrei um pedaço  do paraíso.

cachoeira, verde de fundo e uma queda grande
Cachoeira dos Garcias-Aiuruoca

Poucas vozes, o maior barulho era da Cachoeira dos Garcias. O vento gélido das montanhas da Serra da Mantiqueira me faziam implorar por uma lareira. O Casal Garcia foi o lugar, que escolhi para me abrigar. Por lá permaneci durante quatro dias.

Além da Cachoeira dos Garcias, o Parque Estadual da Serra do Papagaio, abriga o Pico do Papagaio. Chegar lá não é fácil. Uma caminhada de quase quatro horas para chegar a 2.105 metros de altitude. Além disso, a trilha não é sinalizada, ou seja, é muito fácil se perder, o recomendado é ir acompanhado de um guia.O poço Joaquim Bernardo também fica no Parque. Seu acesso é mais fácil, que os pontos anteriores.

cachoeira de queda grande e refrescante

Seguindo pela estrada, a pequena cidade de Aiuruoca é habitada por 6.257 pessoas. A cidade também faz parte das Sete Cidades Sagradas de Minas. Pouso Alto, Itanhandú, Carmo de Minas, Maria da Fé, São Tomé das Letras, Conceição do Rio Verde e Aiuruoca formam são tais cidades sagradas, elas formam a Constelação de Órion.

No centro da cidade, outra estrada de terra leva ao vale do Matutu, cabeças sagradas em tupi. O vale do Matutu é uma comunidade, que visa a preservação do meio ambiente. No caminho para Matutu fica a Cachoeira Deus-Me-Livre. Já em Matutu, Um casarão de 1904, patrimônio histórico de Aiuruoca. Lá se pode conhecer mais sobre a história da cidade e sobre a Associação dos Moradores e Amigos do Matutu (AMA).

sensacional queda dágua no sul de minas gerais

VALE DO MATUTU

No vale do Matutu mais cachoeiras maravilhosas. As cachoeiras das Fadas e dos Macacos são as mais famosas. No povoado também há muita comida boa. Produção de cerveja, cachaça, queijo e geleia artesanal. Comer bem, estar em paz e em contato com a natureza e belas paisagens, essa é a Casa do Papagaio.

pôr-do-sol na serra da mantiqueira. Montanhas, ceu laranja e muito verde
pôr-do-sol na serra da mantiqueira
Anúncios

Autor: culturanavegavel

Jornalista de formação, escritora de alma. Comecei um mochilão por curiosidade e encontrei várias formas de viver e aprender. Hoje levo uma vida nômade, viajando por onde meu coração vibra. instagram: @culturanavegavel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s